Tem gente que fala que o preso não merece proteção, pois se matou, roubou tem que sofrer mesmo.

Ora, o preso perde a liberdade e não a dignidade. A nossa constituição tem como princípio fundamental a dignidade da pessoa humana.
A população aturdida pela quantidade alta de atos violentos, muitas vezes, defende medidas punitivas ultrapassadas como a prisão perpétua e a pena de morte. Só que no art. 5, inciso XLVII da CF/88 diz claramente que no Brasil não haverá penas cruéis, logo prisão perpétua e pena de morte são inadmissíveis, sendo o caso de guerra declarada a exceção.
Não adianta querer impedir a manifestação da verdadeira realidade: o Estado pouco se preocupa com a reintegração do preso. Isso é evidente, quando observamos chacinas acontecerem dentro de penitenciárias, quando sabemos que as prisões estão superlotadas.

Por: Raquel Dantas Pluma

 

6 comentários em “Prisão perpétua e pena de morte

  1. Deveríamos ter um sistema de reintegração que desse acesso aos presos com bom comportamento e que já estão no fim do cumprimento da pena. – Tenho comentado muito sobre isso, que bom que temos espaços como o seu, temos muito o que discutir.
    👏👏📝

    Curtido por 1 pessoa

    1. Verdade. É muito debate acerca disso. É preciso haja uma preparação para volta à sociedade, não simplesmente trata-los como lixo, porque, afinal eles retornam ao convívio coletivo.

      Curtido por 1 pessoa

  2. Aí entramos na questão do regresso e a volta ao crime, esses caras não conseguem trabalho, a sociedade aponta o dedo , tira a casca da ferida toda vez que possível. Entendo que sejam “foras da lei” mas todos nós erramos e as vezes erros bem piores mas ninguém descobre em caso de fraude ou tratamento diferenciado, não chega a ser fora da lei… Quem somos nós pra julgar? Espero que mais pessoas exalem esse amor ao próximo, todos merecem uma segunda ou terceira chance.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Essa também é a minha vontade: que ” mais pessoas exalem amor”. Julgar, apontar não são nossos papéis. Acredito que com um sistema, de fato, preocupado com o ser humano, muita coisa pode mudar.

      Curtido por 1 pessoa

      1. Esse é o grande empecilho, o sistema do Brasil está preocupado com o capital e a política deveria se chamar: “sistema de manipulação”. Eu só sei que algo precisa acontecer, parece que as pessoas não estão enxergando um palmo na frente delas, muito difícil.

        Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s